quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Animais na música de Cabo Verde - V


“Cavol ta bai, cavol ta bem
Bo marido ta bai, ca ta bem más…”



Tema de autor desconhecido, para ouvir no CD de Hermínia, Do Sal.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Animais na música de Cabo Verde - IV e mais riscos para as tartarugas


E a tartaruga aparece também, desta vez em foto, na capa do disco de Abel Lima, compositor e intérprete boavistense.
Num dia em que uma triste notícia sobre esse animal aparece no jornal A Nação: "Fungo patogénico ameaça tartarugas na Boa Vista e pode ser um problema global". Este problema poderá agravar o risco de exinção da Caretta Caretta.
Citando um especialista, o jornal diz que a população de tartarugas naquela ilha caiu 40% desde 2007.Ver notícia completa: http://www.alfa.cv/anacao/index.php?option=com_content&task=view&id=2012&Itemid=1

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Animais na música de Cabo Verde - III


Funk Palina, composição de Luís Rendall gravada por Teté Alhinho no disco Voz, é outro exemplo da presença de animais na música cabo-verdiana. A música fala de tartaruga, de baleia e de tubarão. Desta vez, o animal serve como metáfora para uma morna com letra cheia de malícia e ironia. Confesso que nunca tinha compreendido essa letra, até que resgatei de um Voz di Povo de 1982 um texto de Eutrópio Lima da Cruz, "A mulher na poética musical cabo-verdiana", que traz a explicação: Rendall teria perdido uma namorada para um rival, e comenta o facto na morna que refere que o par (Tartaruga e Pintado, o tubarão-baleia) encontra-se em Funk Palina, local para encontros clandestinos, enquanto tud tartaruga ta sai na praiona...

domingo, 23 de janeiro de 2011

Animais na música de Cabo Verde - II


Se o gato foi com Vasco Martins a primeira vez, a cabra, essa grande companheira dos camponeses cabo-verdianos (aliás, este blog começou, há um ano, com uma história de cabra), apareceu já, pelo menos uma vez numa obra discográfica.

O disco que Sema Lope lançou em 1998 chama-se, aliás, Cabra Preta, e a cara dela aparece na capa e no próprio CD que, claro, tem um tema com esse título.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Animais na música de Cabo Verde - I


Provavelmente pela primeira vez na história da música cabo-verdiana, um gato aparece na capa de um disco. E ainda por cima, no colo do seu dono, tratado carinhosamente!
Trata-se do mais recente álbum de Vasco Martins, Li Sin, que além de ser um lindo trabalho em que o violão dialoga com os instrumentos da tradição erudita (String Quartet Artzen), tem esse pormenor simpático e educativo: o amor pelos animais.
Parabéns ao Vasco Martins, por ambos: música e gato.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Gatos de Cabo Verde XVIII

Pingão e Pingui, 2010.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Olha ele aqui outra vez















quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gatos de Cabo Verde XVII

Gato de sorte. Foi colocado num canto de jardim, na Praia, num dia de chuva em Outubro, por alguém que não o queria e empurrou o "problema" para outros talvez mais generosos. Tinha pouco mais de um mês. Agora, aqui está ele, aos quatro meses, a abrir o ano de 2011 neste blog. No lugar preferido, o sofá da sala do seu dono, que descobriu como é bom ter gato. Chama-se Preto, embora seja também branco.