sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Falaram de nós! Workshop Bons Amigos na Praia


Nós, Bichos de Cabo Verde estamos contentes e saudamos a Bons Amigos pelo workshop organizado ontem na Biblioteca Nacional, com muitas informações importantes que foram transmitidas, em especial ao grande grupo de estudantes que encheu a sala. O director do liceu da Várzea está de parabéns por promover a sensibilização e informação dos alunos.


Importantes instituições estiveram presentes: destaque para as Nações Unidas, com a sua representante máxima em Cabo Verde, Petra Lanz, e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Andriamahefazaf Barryson, representante em Cabo Verde desta entidade que coordena as questões ligadas à saúde em todo o mundo, pôs o foco no conceito de saúde única (one health), o que quer dizer que, sendo os animais inseparáveis do ser humano, o estado de saúde de um irá necessariamente afectar a do outro.

 Na perspectiva da saúde única, Barryson indicou as quatro áreas que influenciam a situação da sanitária num determinado território: o ambiente, as questões sociais, o aspecto económico e os comportamentos. Recordou ainda os benefícios que a interacção com os animais traz ao ser humano, segundo vários estudos científicos: esses benefícios têm a ver tanto com a saúde mental como com a saúde física.

A OMS, recorde-se, recomenda que o controle das populações de animais seja feito por meio da esterilização, e nunca do abate. É justamente para que o método correcto seja implantando a 100% em Cabo Verde que se batem associações como a Bons Amigos e a Si Ma Bô.  Estamos felizes em saber que a OMS está do nosso lado.



Ausências dignas de nota foram as das autoridades nacionais, que no workshop do ano passado estiveram em destaque, dizendo coisas bonitas. Desta vez, nem do governo nem da Câmara Municipal da Praia houve representantes. Será que já esqueceram de nós? 










Nós continuamos aqui! Não votamos, mas os nossos donos conscientes e os nossos bons amigos sim! Nas próximas eleições, reflicta: "O que o seu candidato propõe para a saúde e os direitos dos animais?"


Sem comentários: